Assim o grupo definiu o tema como:
Resgatando Valores
Diante do contexto social em que vivemos, onde constatamos que os valores que motivam os comportamentos são regidos pelo predomínio da ideologia materialista, a distorção dos princípios humanos gerando crises, inquietação e ausência de paz; os comportamentos negativos estimulados pela mídia e a desagregação social, visualizamos uma necessidade de mudança de comportamentos e atividades, bem como uma reflexão quanto aos valores que tem permeado nossas vidas e nossa prática diária.
Sabemos que a escola é a instituição escolhida como melhor lugar para o ensino-aprendizagem dos valores, de modo a cumprir a determinação de educar para a vida em sociedade, preparando para o exercício da cidadania e qualificação para o mundo do trabalho, entretanto, o que percebemos é uma relação desarmonica, entre a escola, seus professores e seus alunos, podemos presenciar cada vez mais cenas de violência dentro das escolas, desde pequenos atos, entre colegas, até atitudes mais alarmantes como agressões físicas, ou até situações que chocam a opinião pública como a ocorrida na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, nos perguntamos em que parte da história ficou parada a missão da escola de ensinar valores no sentido de desenvolvimento moral dos educandos, onde parou a educação em valores que se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, nas manifestações culturais.
É clara a necessidade de se resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites materialista que tira da criança e do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.
Por estar inserida em determinada comunidade, a escola traz para o seu interior os conflitos, as aflições e as mais diversas demandas comunitárias que levam professores, alunos e gestores escolares a criarem espaços, em seus projetos pedagógicos, para que as crianças e adolescentes possam ter seus anseios e necessidades levados em conta , discutindo e opinando sobre suas inquietações e aspirações pessoais e coletivas, e são unânimes em perceber que o ensino da solidariedade e da ética e a prática de atitudes e valores dão verdadeiro sentido à família e justificam a plenitude da escola.
Roteiro de Trabalho
- Debate sobre conhecimentos prévios
- Pesquisa em livros,revistas,internet, etc.
- Elaboração de questionários
- Entrevistas com professores, alunos e responsáveis
- Análise das respostas
- Depoimentos
Por Rosana Vilasboa
Vou divulgar o blog! Abraços
ResponderExcluirMalú