Para a Pesquisa de campo foi feito um questionário que pode ser visualizado abaixo:
Perguntas para professores:
- Quais os valores que você presencia hoje em sua sala de aula?
- Você acha que os valores foram deixados de lado atualmente e perderam seus significados?
- É possível trabalhar o resgate de valores em sala de aula?
- Você já presenciou alguma situação de violência em sala de aula ou na escola onde trabalha? Qual?
Perguntas para os alunos:
- Qual a sua opinião quanto ao relacionamento dos alunos de sua turma?
- Quais valores você acha que estão presentes entre os alunos da turma?
- Como você definiria a sua turma em geral?
- Você já presenciou alguma situação de violência em sala de aula ou na escola onde estuda? Qual?
Perguntas para os pais e/ou responsáveis:
- Qual sua opinião sobre o comportamento dos estudantes hoje em dia?
- Quais valores você acha que estão faltando no relacionamento entre as pessoas?
- Você acha que existe um fator ou segmento da sociedade com uma parcela maior de culpa pela perda de certos valores atualmente?
- Você já presenciou alguma situação de violência no bairro onde mora? qual?
Essas perguntas foram respondidas por 5 professores, 5 alunos e 5 responsaveis.Entretanto, não foi solicitado que a pessoa se identificasse para responder ao questionário. Segue as respostas obtidas:
Algumas das respostas que recebemos:
Professores:
- Hoje é dificil para o professor conseguir o respeito dos alunos, nas salas de aula o que vemos é um descaso por grande parte dos alunos no sentido de querer aprender, no meu caso, que trabalho com o 2º segmento do Ensino fundamental percebo que quando se fala de valores, eles logo ligam a palavra a questão de valor financeiro, de valor de alguma coisa, os sentimentos, a moral, a ética estão passando longe.
- Como já mencionei acredito sim que os valores perderam seus significados sendo substituído pela lei de quem leva a melhor vantagem.
- Sobretudo nos dias atuais, trabalhar valores é imprescindível, difícil não é trabalhar, mas sim saber como trabalhar, saber quais valores são mais adequados para se trabalhar com determinado grupo, de que forma vão reagir a situações pelas quais não estão acostumados, essa é a dificuldade.
- Sim, não só uma vez, mas várias, geralmente de brigas entre os alunos, às vezes começa com uma discussão e parte para a agressão física, outras, quando você percebe já estão se agredindo.
Alunos:
- Foram ouvidos alunos de escola pública.
Quanto ao relacionamento da turma a unanimidade apresentou a situação de grupos formados: por exemplo, "o grupo dos que tiram nota boa", " o grupo da bagunça", outros que não ´pertencem a grupo nenhum', pois ou "não estão nem aí" ou são "na deles". Percebemos assim que as turmas não se apresentam como um todo, não existe união entre os alunos eles se protegem, mas cada qual com seu grupo.
Quanto aos valores presentes foram citados: amizade em primeiro lugar, seguidos de "união" e, ninguém tá nem aí...
A maioria dos alunos entrevistados classificou a turma como indisciplinada, bagunceira ou a "pior turma da escola"
Todos os alunos ouvidos responderam que já presenciaram uma situação de violência na escola, desde empurrões até brigas mais sérias envolvendo algum tipo de artefado como arma, alicate de unhas, estiletes, foram citados.
Os responsáveis ouvidos apresentaram respostas muito parecidas às perguntas apresentadas:
Todos já presenciaram algum tipo de violência no bairro onde moram, inclusive com assassinatos, concordam que não existe mais respeito, tanto por parte dos adolescentes para com mais velhos como por parte dos adultos entre eles mesmos. Alguma parcela de culpa foi atribuída à escola que não prepara "direito" os alunos, outra aos pais que estão ausentes por motivos diversos, mas a maioria acredita que a culpa maior é dos governantes e o descaso que têm com a população.
Diante das respostas apresentadas percebemos que a sociedadade hoje reconhece que os valores morais foram se perdendo ao longo do tempo, pois nem sempre foi como agora, antigamente, os valores humanos eram difundidos por todos, e até mesmo em seu nome a Revolução Francesa(Séc XVIII), se inspirou. Essa desmoralização atual dos valores talvez tenha ocorrido pela desconfiança devido a banalização por sua insistente pregação. além disso, o crescente desenvolvimento urbano assossiado a novos conceitos de exploração capitalista exaltaram o individualismo e omitiram valores ligados à cooperação, união e solidariedade. Mas se houve um tempo de exaltação e uma fase de desgaste pelo excesso descontrolado, agora se percebe que é chegada a hora de trazer de volta essa discussão e sua pratica no lar e na escola, chegou a hora de resgatar os valores. A necessidade de resgatar esse valores é eminente, entretanto não se pode ensinar valores como se ensina os conteúdos pré determinados nos planejamentos escolares, valores se ensinam quando se despertam sentimentos, se estimulam pensamentos, com reflexões provocadas no dia a dia de uma prática docente, não se pode somente falar e enaltecer os valores, é necessário criar situações para reflexão coletiva, estabelecendo um projeto através do qual essa prática se contextualiza no que se ouve e no que se vê, para que a probabilidade de uma consciência crítica sobre esses valores aumente.
Grupo de seminário 4
Eu, enquanto professora de História da rede pública e particular tenho como proposta de trabalho o desenvolvimento da visão crítica dos alunos sobre o mundo em que vivem, e principalmente, a sua participação na construção desse mundo. No entanto, essa "missão" me parece muitas vezes uma utopia, já que fazê-los refletir sobre sua própria realidade familiar e escolar já é uma tarefa difícil, quanto mais pensar em mudanças num âmbito maior. Acredito que minha dificuldade está exatamente na perda de valores como gentileza, cordialidade, respeito ao próximo,entre outros, que deveriam vir de casa, mas passa a ser também reponsabilidade do professor. No entanto, um ano é muito pouco para se conseguir esse feito, e se há algum progresso, o ano logo acaba, e sua "missão" se inicia novamente com um novo grupo, uma nova turma. O resultato dessa perda de valores, portanto, se reflete em brigas, xingamentos, ofensas, já presenciadas muitas veze s por mim e outros colegas de trabalho. Mesmo assim, sabendo e presenciando toda essa realidade, creio que a mudança só se fará através de um grande esforço conjunto, no qual o principal valor a ser resgatado deveria começar pela valorização do docente e sua tão importante "missão".
ResponderExcluirJuliane L. Eichler (C.E. Jardim Alvorada/ Nova Iguaçu-RJ)
Os valores estão se perdendo aos poucos, com a entrada da mulher no mercado de trabalho a educação das crianças de um modo geral é cada vez mais precária e a escola sobrecarregada. Em decadas passadas, o acompanhamento na criação dos filhos tornava a arte de educar compromisso presente na vida dos pais e hoje a escola/ creche se vê na "obrigatoriedade de além de ensinar, formar em amplos aspectos. O respeito, o amor, a satisfação estão cada vez mais ausentes das salas de aula. A criança não tem esses valores porque não recebe em sua grande maioria, a culpa é de uma sociedade onde o trabalho é initerrupto, um professor por exemplo, não consegue educar de maneira adequada seus filhos, pois está em sala todos os dias, três turnos, sai antes da criança acordar, e chega quando a mesma já dorme. se tem mais contato com alunos do que com os p´róprios filhos. O resgate de valores em sala é possível, mas não da maneira que a sociedade de modo geral espera, que o professor com salários defasados sejam os responsáveis pela "salvação" das crianças. As agressões fazem parte de nosso cotidiano, agressões quando um aluno abaixa a cabeça em plena explicação, quando conversa, dorme, faz qualquer outra coisa que não seja prestar atenção. As agressões não chegaram ainda a um nível físico, mas a postura do professor é fundamental para que isto não aconteça, pois a falta de princípios é tamanha e a educação de um modo gral pede SOCORRO!!!
ResponderExcluirRaphael Guarnier, Biologia, Ciep 113 e Ciep 168
Temos que observar que a falha se inicia por parte de quem educa. Crianças não nascem más aprendem o que a gente ensina.
ResponderExcluirA impressão que dá é de que alguns valores estão invertidos. E hoje vemos cada vez mais a necessidade de se resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista. Eu como jovem, vejo o quanto o mundo nos tira a credibilidade em um futuro diferente, de uma convivência pacifica e harmoniosa, não só na sociedade, mas também na família e na escola. Para ter certeza disso, basta acompanhar os absurdos noticiados diariamente: desrespeito ao próximo, violência, egoísmo...
Monique de Souza, estudante.
"Escola ensina, família educa " a escola não tem obrigação de ensinar valores morais para o sujeito, esta é uma tarefa da família!
ResponderExcluirMas a escola sente a obrigação (que por muitas vezes por omissão da família) a fazer com que o sujeito aprenda tanto os conteúdos programáticos no currículo quanto a preocupação de tornar seu aluno um ser com caracteristica morais bem desenvolvida, aproveitando situações ocorridas em sala de aula que servem como bons exemplos !
Carmen Helena Madeira
01 de julho 2011
A luta por parte dos educadores é evidente, tentar fazer com que seus alunos percebam o quanto é importante a educação, o respeito com o próximo e a busca pelo crescimento.
ResponderExcluirAinda é possível perceber a também luta por parte dos pais em fazer com que seus filhos sejam bem educados. Isso não tem só a ver com boa formação (escola), mas boa educação, valores e ideias que são ensinadas em casa, passadas no cotidiano e na convivência.
Trabalho conjunto de professores, pais e alunos facilitará a vida de todos e não veremos certos valores e atitudes jogadas no lixo, cenas de violência e falta de respeito por parte de cada um envolvido no contexto educacional.
Flávia
Nos dias de hoje valor é "ter" e "ser" mais que o outro. Não se leva em conta a educação, o respeito, a ética nada disso importa, e esse conceito é aprendido em casa.
ResponderExcluirAs crianças e os jovens não conhcem limites, não conhecem respeito, educação, hierarquia nada, porque os pais estão muito ocupados em "ter" o melhor para oferecerem a seus filhos e em "ser" melhores que os outros e os seus próprios pais, mas se esqucem de ensinar valores a seus filhos e querem que a escola cumpra essa tarefa.
Sendo que professor hoej em dia não é visto como autoridade, professor não pode repreender aluno, até porque se estes não são repreendidos por seus pais, quem os professores pensam que são para repreendê-los? Enquanto a sociedade tiver esse tipo de pensamento, enquanto as famílias não voltarem a ser "famílias", "valores" serão somente o preço das coisas nas lojas, quiçá o de algumas pessoas!!!
- Quais os valores que você presencia hoje em sua sala de aula?
ResponderExcluirO mais forte é o que fala mais alto; A ditadura do comprar para ser amado; E o clássico: estudar pra quê? Eu quero é ganhar dinheiro.
- Você acha que os valores foram deixados de lado atualmente e perderam seus significados?
Acho que os valores vigentes mudaram. O estudo não é mais visto como diretamente proporcional ao sucesso pessoal/profissional.
- É possível trabalhar o resgate de valores em sala de aula?
Sim.Por isso escolhi ser professora
- Você já presenciou alguma situação de violência em sala de aula ou na escola onde trabalha? Qual?
A violência psicológica impera em todas as faixas etárias.Diminuir os outros numa tentativa cega de estar em um patamar maior..aidna que isso não signifique sair da mediocridade
Valor ou valores?
ResponderExcluirVivemos a sociedade da "coisificação", tudo tem valor de mercado. Isso deve ser contornado em sala de aula e o principal instrumento é o diálogo.
Mas antes é preciso definir a pergunta mais correta: sociedade ou mercado?
É preciso adotar uma política de valorização do humano, das relações sociais, da interação, a fim de revitalizar os valores humanos....
É preciso dar voz e ensinar o aluno a usar desse direito....
Juliana Ramos.
É notório, que na sociedade atual, os valaores tem sido deixado de lado tendo como desculpa o benefício próprio. Nos deparamos constantemente com esta realidade cruel que tem afetado nossos alunos! Portanto o papel do professor precisá ser de extrema importância, resgatar valores pode ser muito prazeroso quanto se acredita na transformação do indivíduo podemos começar mostrando para ele o quanto ele é respeitado e como é importânte respeitar!
ResponderExcluirElisângela Wandermur -Professora do 5º ano de escolaridade
Observa-se que os educandos de hoje não possuem uma referência satisfatória de valores, para uma convivência harmônica na sociedade. Muitas das vezes, a escola necessita preparar a família através de palestas e encontros que proponnham uma reflexão sobre o tema. De maneira que compreendam como certas posturas atrapalham o processo de ensino-aprendizagem.
ResponderExcluirInfelizmente nos deparamos com casos de violência física e verbal que dificultam uma interação saudável entre os próprios alunos.
Professora: Elaine Rodrigues - Professora do Município Infantil e estado do RJ.
Vivemos em uma sociedade cujos valores humanos -solidariedade, compaixão, boa educação, entre outros - estão caindo em desuso. Ser bom, ser educado, ser solidário e companheiro, é sinônimo de ser cafona. Está fora de moda!
ResponderExcluirEstamos desvalorizando o que de fato merece ser valorizado: os valores humanos.
Em sala de aula, enquanto professora de biologia, me sinto desafiada a cada dia em romper com essa barreira imposta por essa nova sociedade. A solução, a longo prazo , exige uma mudança na maneira de educar nossas crianças.
Muito mais importante do que favorecer uma avalanche de conhecimentos e informações devemos nos preocupar em formarmos pessoas humanas, incentivando-as a darem o melhor de si para o seu futuro e para a construção de um futuro melhor para todos.
Educadores, pais e responsáveis, vamos colaborar para a formação humana e integral de nossos pequenos, tornando essa a nossa missão.
Professora: Roberta Constant (Professora da Rede Estadual de Ensino)